Precauções como a limpeza diária e a não exposição solar extrema podem ajudar a manter as próteses por mais tempo
Com as altas temperaturas do verão, a procura por praias, piscinas, rios e cachoeiras sempre aumenta; e é preciso uma série de cuidados com a saúde neste período. Além de um bom protetor solar, os usuários de aparelhos auditivos devem ter atenção redobrada para evitar desgastes em suas próteses. Mas nada de ficar sem ouvir durante os momentos de lazer!
Cuidados com o aparelho
O uso de aparelhos auditivos não impede que crianças, adultos ou idosos frequentem a praia e piscina. Porém, são necessários alguns cuidados essenciais quando estiverem em tais ambientes. “Não deixá-los à exposição solar extrema, manter a limpeza habitual e usar o desumidificador e o perfect dry, sempre com um pano macio, para remover a umidade e evitar que o seu funcionamento seja afetado, são alguns cuidados recomendados para aumentar a vida útil dos aparelhos”, explica a fonoaudióloga Marcella Vidal, da Telex Soluções Auditivas.
A fonoaudióloga aconselha ainda que a colocação e retirada dos aparelhos auditivos sejam feitas em locais com boa iluminação. O usuário também deve estar sentado sobre superfícies macias como sofá ou cama para evitar a queda dos aparelhos. Além disso, guardá-los na embalagem original também pode evitar acidentes.
Mesmo em ambientes aquáticos e com o suor natural do corpo no verão, o uso de aparelhos auditivos é seguro, já que eles têm certificação de resistência à água – IP (Ingress Protection). Os modelos de próteses com classificação IP 68, último grau já certificado, possuem total proteção contra poeira e contato com água.
Já existem no mercado brasileiro próteses com essa certificação. É o caso do Oticon Opn™, moderno aparelho auditivo conectado à internet encontrado nas lojas da Telex. A título de comparação, o iPhone X possui a mesma classificação IP 68 que o Opn™.