O intuito é encorajar e conscientizar os homossexuais a doação segura e saudável
A campanha possui o intuito de incentivar a comunidade LGBTQIA+ a doar sangue nos hemocentros de todo Brasil. Através de posts nas redes sociais, o grupo de alunos de jornalismo da Universidade Paulista (UNIP) pretende abordar questões sobre a doação sanguínea com enfoque nos homossexuais. A ação é motivada pela recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que agora, prevê permissão a doação de sangue por parte dos LGBTQIA+.
Com visão de futuro estratégica, o foco na representatividade LGBTQIA+ dentro das pautas sobre doação de sangue prevê o bom entendimento por parte de todos. A linguagem usada nos textos do blog e redes sociais, tendem a ser de fácil acesso, uma vez que o conteúdo precisa ser inclusivo. Também foi realizado algumas entrevistas com integrantes do movimento, para saber e entender qual o posicionamento que cada um possuí.
Com o início do surto do HIV na década de 80, o “gay” ficou marcado como se somente ele contivesse a doença. Inclusive, o nome dado a epidemia foi “Peste Gay no Brasil”. Já no ano de 1993, todos os homens gays foram ligeiramente impedidos de doar sangue porque na época não havia meios de realizar o exame da AIDS. Em alguns casos, por conta da insistência do doador, os postos coletavam o sangue, mas logo após o descartavam com a desculpa de que estavam “protegendo” o receptor. Nesse mesmo barco, o Brasil desperdiçou cerca de 18 milhões de sangue por ano.
Acesse nosso site e conheça: www.levantagayboradoar.wordpress.com
Sobre a Campanha
Um grupo de estudantes de jornalismo brasileiros, que possuem um desejo insaciável pela comunicação em toda sua forma de ser e existir. Somos inteiramente contra a qualquer tipo de preconceito com os demais e sempre prezamos pelo bom entendimento dos nossos leitores e seguidores. Mas e aí, vai ficar de fora dessa? Levanta gay, bora doar!
Para mais informações, acesse: https://levantagayboradoar.wordpress.com/
