fbpx
17.9 C
São Paulo
domingo, maio 25, 2025
spot_img

Gin: conheça os benefícios da bebida para sua saúde


A presença do zimbro na composição do gin traz algumas propriedades potencialmente benéficas à saúde


Considerado um destilado super popular e descolado nos dias de hoje, o gin tem uma história antiga, e nasceu em meados do século XVII na Holanda.

Na época, o médico e professor Francisco de la Boie buscava por uma fórmula que pudesse amenizar os males de dores renais. 

Em uma de suas tentativas para criar um remédio, ele juntou zimbro e destilado de cereais – os ingredientes-chave do gin como conhecemos hoje.

O tal remédio foi tão bem aceito pelo povo que começou a ser consumido como uma bebida e não como medicamente. O sabor peculiar e o preço amigável fizeram do gin um queridinho dos destilados.

Nos conflitos militares, o gin foi um grande aliado dos soldados. Para a tropa inglesa na Guerra dos Trinta anos, serviu para aquecer seus corpos atormentados pelo intenso frio europeu.

Quando lutaram contra os holandeses em outros confrontos, os britânicos perceberam que os combatentes opositores ficavam mais valentes depois de tomar goles de uma bebida que passava queimando pela garganta. Eles então apelidaram o gin de “coragem holandesa”.

Portanto, com um passado agindo como medicamento e “valentia líquida”, não é estranho pensar que o gin pode trazer características benéficas à saúde. 

Afinal, essa bebida tão amada por quem não dispensa um bom drink já trouxe várias vantagens para os nossos antepassados.

Valor nutricional

Há quem diga que o gin ajuda a emagrecer, mas ainda não existem indícios científicos que possam comprovar esta afirmação.

O motivo para essa confusão é que, na verdade, o zimbro tem algumas propriedades antioxidantes que podem contribuir para o melhor funcionamento do sistema digestivo.

Em teoria, essas características auxiliariam no emagrecimento. Isso não significa, no entanto, que o gin pode ser associado a algum método para a perda de peso.

O gin puro contém um teor calórico menor que o de outras bebidas. 30 ml de gin equivale a 60 calorias, enquanto 50 ml de cachaça tem 115. A mesma quantidade de tequila e rum tem 110 cal e 120 para a vodca. 

O gin, contudo, dificilmente é servido sozinho, e sempre vem acompanhado de outros ingredientes – como água tônica, frutas, ervas, etc. 

Por isso, para calcular as calorias de um drink com gin, é necessário levar em consideração todos os elementos presentes na receita.

Pode ajudar com rinite alérgica

De acordo com a Asthma UK, uma entidade filantrópica sediada em Londres que atua para descobrir métodos para controlar e curar a asma, consumir gin em dias mais quentes pode ajudar a suavizar espirros e tosses.

A teoria é que bebidas com alto teor de histamina – uma substância amina biogênica envolvida nas respostas imunitárias locais, gerada por causa do processo de fermentação, como a cerveja, podem piorar os sintomas de alergias. Assim, escolher bebidas destiladas como o gin pode, de uma forma, ser de alguma ajuda.

O resultado não é drástico e certamente esta não é uma fórmula milagrosa para rinite alérgica, mas pode servir amenizar.

Pouco açúcar

O gin contém pouco açúcar, principalmente o tipo London Dry, que utiliza zimbro infusionado com álcool neutro e uma seleção de botânicos, sem a adição de outros ingredientes após o processo de destilação.

Portanto, se cuidados com a diabete ou controle do peso forem uma preocupação, essa pode ser uma boa escolha.

De acordo com um artigo de 2008 do Journal of Diabetes Nursing, uma publicação britânica feita por enfermeiros que trabalham com pacientes diabéticos, o gin é a melhor opção para portadores da diabete tipo 1 não somente pela baixa taxa de açúcar, mas também porque pode amenizar a inflamação das artérias.

Pode ajudar com as rugas

O zimbro é cheio de propriedades antioxidantes. Isso pode ser útil para promover uma aparência mais saudável e jovial, principalmente da cútis do rosto.

Desta forma, o consumo de gin tem a capacidade de dar uma mãozinha na suavização das rugas e linhas de expressão.

Pode ajudar com o inchaço

As bagas de zimbro também têm benefícios diuréticos e, como já dito anteriormente, características bastante úteis para o melhor funcionamento do processo digestivo.

Algumas pessoas, quando consomem álcool, sentem aquela sensação desagradável de inchaço.

Sendo assim, o zimbro, em sua condição de ingrediente principal do gin, com suas propriedades benéficas para a digestão, pode bater de frente com esse efeito do álcool e amenizar o estômago inchado depois de um drink.

Pode ajudar a viver uma vida mais longa

Um artigo sobre as atividades antioxidantes de Martinis, escrito em 1999 por alunos e professores da Universidade de Medicina e Odontologia do Oeste de Ontario, afirma que o consumo moderado de bebidas alcoólicas aparenta reduzir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, derrames e cataratas.

A explicação se dá pela presença de componentes antioxidantes, flavonóides e polifenóis – que são antivirais e anti-inflamatórios – no álcool.

A prevenção das doenças citadas pode, sim, estimular uma vida mais longa.

Não se esqueça: gin não é remédio

Apesar dos benefícios para a saúde que o gin têm o potencial de apresentar, é importante ressaltar que não estamos falando de um remédio ou tratamento médico. 

O gin deve ser consumido de forma moderada, e jamais deve tomar o lugar de medicações e recomendações feitas por um profissional devidamente qualificado.

Também vale destacar que o gin é um destilado de alto teor alcoólico – variando entre 40% e 50%. O consumo exagerado pode causar problemas de gastrite, deficiência do fígado, comprometimento neurológico, dependência ao álcool, entre outras disfunções.

Lembre-se sempre de maneirar nas doses e, em caso de dúvidas, conversar com um profissional da saúde que seja de sua confiança para evitar quaisquer tipos de complicações.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest Articles