Você tem o hábito da leitura? Os booktokers são grandes influenciadores literário
Durante a pandemia, as pessoas passaram a navegar ainda mais pela internet. O TikTok já estava em crescimento antes do isolamento. Porém nos primeiros meses de 2020 teve um grande salto no número de usuários. O que era 199,4 milhões de downloads passou para 315 milhões, e só continuou crescendo.
No início a plataforma servia como entretenimento. Mas depois se tornou um canal de informação, onde pessoas compartilham seus conhecimentos. E no universo literário não foi diferente.
O aumento nas vendas dos livros é resultado disso. Criadores de conteúdos fazem listas de livros e relatam suas experiências com as leituras. Conseguem então incentivar o público através da curiosidade.
Segundo a PublishNews, o livro “É Assim que Acaba” esta atualmente entre os mais vendidos no Brasil. Com mais de 1000 exemplares, ele revela a força do fenômeno da internet.
A leitura é essencial no desenvolvimento pessoal. E além de ser uma ferramenta que melhora o vocabulário e interpretação, gera crítica.
De acordo com pesquisas, os índices de leitura no Brasil são muito baixos. Segundo o Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê em média 4 livros por ano, e apenas 2 são lidos até o final.
Por fim, os booktokers são um investimento para as editoras. E as divulgações são estímulos para a leitura e entretenimento dos jovens.