Marca integrante do Instituto Origem recebe medalha de prata na categoria “chocolates intensos”
A Onveg, marca que tem como intuito a promoção de uma vida saudável e sustentável por meio da alimentação, foi reconhecida como a produtora do segundo melhor “chocolate intenso” no Prêmio Bean to Bar Brasil deste ano. O evento acontece desde 2017 e é tido como o maior concurso do país na avaliação do alimento, pois além de reconhecer a qualidade do produto, também divulga e estimula melhorias no segmento de chocolates feitos do grão à barra (bean to bar). “Nos inscrevemos no prêmio com o objetivo de receber os feedbacks do nosso chocolate com o intuito de sempre melhorar nossa seleção das amêndoas e o feitio. Receber o prêmio deste ano significa que estamos melhorando nosso produto e estamos no caminho certo. É uma confirmação do bom trabalho que temos feito e isso nos motiva a continuar. Acreditamos que essa premiação possa nos abrir portas”, diz Ramon Senra, Presidente da Onveg.
A premiação que a marca brasileira recebe é nacional, mas o evento conta com jurados e especialistas de outros países. Neste ano, foram 122 chocolates inscritos no concurso, 71 deles intensos e 51 ao leite. A Onveg inscreveu-se na categoria “chocolates intensos”, que permite uma porcentagem de cacau entre 70% e 80%. A partir disso, foram enviadas amostras para outros “chocolate makers”, além de um júri especializado e outro popular. O produto é analisado conforme sua aparência, sabor, aroma e textura. “Ao premiar as barras inscritas, a premiação promove todo o movimento, não só os vencedores, mas todos os inscritos, porque os fabricantes recebem o feedback do júri especializado e também do júri consumidor. Essas informações se transformam em armas valiosas para a melhora dos chocolates em geral”, analisa Senra.
O chocolate da Onveg é feito na área rural de São Thomé das Letras (MG), local onde também são produzidos outros alimentos sustentáveis da marca. No começo da produção do chocolate, porém, Ramon conta que os funcionários nunca haviam ouvido falar na profissão de “chocolate maker”. O conhecimento mudou drasticamente desde então: “Hoje eles adquiriram confiança e sabedoria sobre a fabricação de chocolate. São essenciais na produção e esse prêmio traz uma enorme confiança pra eles. E para nós, o que mais nos deixa felizes é entregar esse prêmio para nossos funcionários, confirmando a dignidade e o respeito pela profissão que eles estão exercendo”, finaliza.