*Por André Georges
O futebol é o esporte mais famoso do mundo e, por isso, até quem não o acompanha com frequência para em frente à televisão a cada quatro anos para acompanhar o maior evento futebolístico da Terra, a Copa do Mundo. Criado em 1930 e disputado pela primeira vez no Uruguai, o mundial de seleções é sinônimo de bom futebol, reunião de familiares e amigos, além de obviamente muita emoção. O evento organizado pela Fifa é tão grande que tem números impressionantes em termos de espectadores. De acordo com a entidade máxima do esporte, o último torneio que foi realizado na Rússia em 2018 teve uma audiência recorde de mais de 3,5 bilhões de pessoas. A final da última edição, entre França e Croácia, atraiu 1,1 bilhão de espectadores, ainda de acordo com números da Fifa. O evento, como é sabido, é grandioso como poucos outros, e para quem é fã do esporte bretão além da disputa quadrienal, a Copa do Mundo é o ápice do encantamento esportivo e uma maneira a mais de estar mais perto dos ídolos.
A paixão dos fãs do desporto mais amado da terra é tanta que a ansiedade já começa a tomar forma bastante tempo antes do mundial começar, com o lançamento do tradicional álbum de figurinhas. Abrir pacotes em busca dos craques da Copa então torna-se passatempo de muitas pessoas, independentemente da idade. Soma-se a isso o fato de, pouco tempo depois, as marcas esportivas começarem a lançar as camisas oficiais que as seleções vão vestir no mundial, carregando muita história e beleza. E para deixar os apaixonados por futebol e Copa do Mundo ainda mais ansiosos pelo início do torneio do Catar, que começa no próximo 20 de novembro, as seleções começaram a anunciar na segunda semana deste mês seus jogadores convocados. Mais uma oportunidade para os fãs debaterem nomes, montarem as escalações que entendem como melhores e se prepararem ainda mais para o iminente rolar da bola.
A proximidade entre os fãs de futebol e seus ídolos também é construída constantemente de outras maneiras, inclusive longe do período de Copa. Alguns exemplos frequentemente utilizados pelos clubes são bem notáveis, como a venda de diversos pacotes promocionais com foco nas experiências e a disponibilização de espaços especiais, como estádios e arenas, para outros eventos com foco no torcedor. Existem também empresas que realizam leilões virtuais para vender aos torcedores itens utilizados por seus atletas favoritos e, com isso, proporcionar ainda mais conexão. O conceito é tão difundido que há uma iniciativa brasileira que reverte parte do valor arrecadado com os leilões para instituições sociais do país.
O torneio mundial de seleções que será disputado no Catar a partir do próximo 20 de novembro é mais uma oportunidade para o encontro de pessoas em torno de um só ideal: torcer para seu país e celebrar como for possível junto aos seus compatriotas. Aproveitar da melhor forma o evento que ocorre a cada quatro anos é uma das maneiras mais eficientes de estar mais perto dos ídolos, das pessoas que prezamos, e de um esporte que também pode ser sinônimo de encanto.
*André Georges é CEO da Play For a Cause, empresa que faz do esporte uma transformação social