*Por Pedro Rabelo
A compra de produtos pela internet cresce cada vez mais no Brasil e no mundo, o que é natural diante do avanço da tecnologia, afinal, são muitas as facilidades que o e-commerce traz ao consumidor. Do conforto do próprio lar e com poucos toques na tela do smartphone, o cliente hoje em dia consegue comprar itens triviais ou até mesmo consegue fazer a importação de um automóvel elétrico de última geração, por exemplo.
Os números ajudam a ilustrar melhor a realidade nacional quando o assunto é e-commerce: de acordo com dados da empresa Ebit Nielsen, o comércio eletrônico no Brasil teve um faturamento total de R$ 182,7 bilhões em vendas em 2021. Foram feitos 353 milhões de pedidos no meio on-line, 16,9% a mais do que em 2020, segundo relatório divulgado pela companhia de inteligência Neotrust.
De um lado há uma empresa oferecendo e vendendo produtos em sua plataforma, e do outro existe um cliente que realiza a compra. Mas de que forma o item adquirido chega ao comprador de forma tão rápida e segura? Para isso, existe um grande trabalho coordenado e cada vez mais refinado de logística para que tudo ocorra de acordo com o planejado.
As etapas da venda de um produto no e-commerce
Lojas virtuais apresentam algumas vantagens em relação às concorrentes físicas, uma vez que elas não precisam investir em um ponto de venda e nem mesmo precisam ter uma equipe de vendedores para trabalhar no local. Entretanto, para que seja alcançado o sucesso, um negócio que faz uso do e-commerce precisa realizar muito bem as tradicionais etapas de venda. A primeira delas é a preparação do pedido, fase que inclui a escolha do item pelo cliente e o pagamento; depois vem o processamento da compra, etapa em que a loja verifica a quitação e inicia a preparação para envio da mercadoria. A empresa então pode confirmar o pedido para o cliente por meio de um e-mail, por exemplo, e a partir disso ele é destinado à entrega, última etapa de todo o processo de compra. Há lojas virtuais que enviam suas mercadorias por meio de transportadoras e outras que preferem utilizar o serviço dos Correios.
Importância da logística para o e-commerce
Responsável por garantir a entrega das compras aos clientes da melhor forma, a logística é crucial para garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos. Ela também é responsável por entregar ao comprador as mercadorias no melhor estado, sem qualquer tipo de deterioração. Por isso, é fundamental para a loja virtual escolher o melhor serviço de entrega, levando em consideração o custo-benefício e que esteja adequado às necessidades do negócio.
Para melhorar a logística do e-commerce, os gestores da empresa devem estar atentos à armazenagem das mercadorias, afinal, muitas delas são perecíveis ou frágeis. Além disso, é muito importante que os responsáveis pelo estoque organizem bem o setor por meio de um sistema de controle, responsável por otimizar o trabalho cotidiano de todos e, ao final de tudo, facilitar a vida do cliente. O estoque também deve estar sempre atualizado para que a clientela não realize um pedido e depois receba uma mensagem indesejada de que o produto está indisponível.
A diversificação do frete também é outro elemento importante na logística de um comércio eletrônico. É recomendado que a loja avalie quais são os melhores serviços de entrega de acordo com a região e as especificidades da loja. A partir disso, será possível oferecer aos clientes diferentes opções de entrega, como via Correios, transportadoras ou até mesmo motoboys.
A garantia de um bom atendimento, obviamente, também é um dos elementos mais cruciais para quem pretende prosperar com uma loja virtual. Oferecer a possibilidade da troca de produtos, por exemplo, é um grande diferencial para quem compra on-line. Para isso, a empresa deve ter um sólido processo de logística reversa com o intuito de assegurar o melhor serviço aos clientes e aumentar as chances de compras futuras.
*Pedro Rabelo é Diretor Geral da Bagy, plataforma de e-commerce voltada a pequenos e médios negócios