fbpx
28 C
São Paulo
quinta-feira, maio 8, 2025
spot_img

Educacional fornece tecnologia para projeto de alfabetização em unidades prisionais de Palmas

Penitenciárias do município utilizam Mesa Educacional para desenvolver habilidades em projeto piloto idealizado pelo Tribunal de Justiça do Tocantins

Homens e mulheres de duas penitenciárias de Palmas (TO) estão sendo alfabetizados com o uso da tecnologia Mesa Educacional, solução que apoia a alfabetização e desenvolvimento cognitivo, oferecida pelo Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, uma unidade de negócios da Positivo Tecnologia. A solução foi instalada em duas unidades prisionais da capital como parte de um projeto idealizado pelo juiz titular da 4ª Vara Criminal e Execuções Penais da Comarca de Palmas, Allan Martins Ferreira.  

“Para o Educacional essa é uma oportunidade de exercer nossa responsabilidade social, utilizando nossa expertise para promover a educação e a dignidade humana, mesmo em contextos desafiadores como o sistema prisional. Acreditamos que a educação é um dos pilares fundamentais para a redução da reincidência criminal e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, diz Martin Oyanguren, CEO do Educacional.

O foco do projeto, porém, não está apenas na redução dos índices de analfabetismo nas prisões brasileiras – onde cerca de 67% dos detentos são analfabetos, semialfabetizados ou não concluíram o ensino fundamental, de acordo com dados do Senado Federal. Segundo Oyanguren, a iniciativa em questão desempenha um papel fundamental na reintegração social dos detentos ao proporcionar a eles habilidades básicas de leitura e escrita e introduzi-los ao uso da tecnologia no processo de aprendizagem.

Para garantir que o uso da tecnologia atinja seus objetivos pedagógicos, no mês de agosto foram capacitados 13 educadores das duas unidades prisionais. Entre os profissionais estão três pedagogos e dez professores que receberam treinamento específico para utilizar a Mesa Educacional no processo de ensino. Essa etapa foi importante para adaptar o conteúdo pedagógico às necessidades dos detentos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais eficiente e envolvente. Neste primeiro momento, as aulas contam com oito alunas na unidade feminina e 20 matriculados na turma masculina de alfabetização em aulas diárias de segunda a quinta, em parceria com a SEDUC.

O projeto iniciado nas prisões de Palmas tem potencial para ser expandido. “As Mesas Educacionais têm uma grande durabilidade e eficiência que podem possibilitar benefícios aos detentos atuais, mas também poderá ser expandido para novas unidades prisionais no futuro”, conclui o CEO.

A Mesa Educacional é uma solução adaptada para a inclusão que conta com recursos de acessibilidade, como blocos com letras e etiquetas em Braille, datilologia, sintetizador de voz, animações em Libras, regulagem de altura e recurso de lupa. É composta por um monitor, blocos coloridos, painel eletrônico, cartões ilustrados, guia de atividades, livro complementar para exercícios.

Com uma abordagem pedagógica diferenciada, lúdica e direcionada para promover a alfabetização e o letramento, cada Mesa pode ser utilizada por até seis estudantes de forma a contribuir no processo de alfabetização daqueles que possuem alguma dificuldade ou necessidade especial.

Mais informações sobre o Educacional podem ser obtidas no site do Educacional.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest Articles