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sexta-feira, maio 9, 2025
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5 estratégias de marketing digital voltadas para as festas de final de ano

O último mês de 2022 oferece diversas oportunidades para as empresas começarem o próximo ano com ainda mais força

*Por Giulio Costa

O fim de 2022 está se aproximando e em poucos dias a humanidade estará renovando as esperanças para iniciar um novo ciclo que começa em 1 de janeiro de 2023. É neste período que as empresas costumam aproveitar para dedicar ainda mais esforços com foco nos clientes, aumentar as vendas e fortalecer seu faturamento, o que irá permitir um começo de ano com uma gestão ainda mais eficiente. Para as empresas do meio digital, a oportunidade que o final do ano apresenta é ainda mais robusta, especialmente porque o segmento do e-commerce, por exemplo, atualmente colhe muitos bons frutos. De acordo com números da plataforma de dados Neotrust, as vendas on-line cresceram 12,6% no primeiro trimestre deste ano e geraram faturamento de R$ 39,6 bilhões. Ainda segundo a mesma pesquisa, houve uma grande alta na quantidade de pedidos feitos, um total de 89,7 milhões de compras on-line e um aumento de 14% em comparação com o mesmo período de 2021.

É notável, portanto, a importância de as empresas investirem pesado no marketing digital neste período do ano e conseguirem ganhar ainda mais força para o próximo ciclo que começa em janeiro. Confira a seguir 5 dicas importantes e viáveis para implementar no período e terminar o ano da melhor forma.

Crie conteúdos relevantes

Um ponto importante para aumentar o potencial de vendas no final do ano é dedicar atenção a uma campanha de marketing digital que dê foco à construção de um material de valor e bastante relevante. Por meio disso, será possível que a empresa consiga se conectar com a audiência e tratar de assuntos que são suas “dores” e que eles estão interessados em saber mais. A companhia deve saber aproveitar os gatilhos e valores que o período do ano apresenta para oferecer valor aos potenciais clientes e entregar justamente aquilo que as pessoas estão em busca.

Aposte na mídia paga em redes sociais

As redes sociais atualmente têm um poder de audiência extremamente alto e que pode ser aproveitado pelas empresas no final do ano e, claro, também em outros períodos. Por isso, uma companhia interessada em aumentar suas vendas em dezembro deve aproveitá-las por meio da mídia paga, ou seja, utilizar recursos financeiros para promover anúncios específicos, com foco em um público desejado — desse modo, a empresa conseguirá aumentar ainda mais suas chances de conversão. A companhia pode investir em diversas redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e outros meios.

Realize campanhas de e-mail marketing

O final do ano e o sentimento de retrospectiva que o período gera apresenta oportunidades para as empresas fazerem compilações de conteúdos de campanhas anteriores e que tenham tido sucesso ao longo do ano. Desse modo, é possível gerar engajamento com o público e apresentar produtos de forma fácil, apesar de a estratégia demandar atenção: é importante que a empresa certifique-se de não enviar o conteúdo para o público que já recebeu, afinal, informações repetidas certamente não irão agradar os potenciais clientes.

Otimize o site para aumento no tráfego

Às vezes acontece de uma empresa investir em diversas frentes para vender mais no final do ano e não dar a devida atenção à otimização de seu site. Isso acaba oferecendo uma experiência não muito boa aos usuários, especialmente quando o tráfego aumenta no período. Por isso, é crucial que a companhia se esforce para não ver seu site sobrecarregado pelo grande número de acessos e acabar entregando aos usuários lentidão e erros evitáveis. A companhia pode investir em um provedor de hospedagem com infraestrutura completa, uma plataforma responsiva, e, claro, SEO.

Faça testes dos anúncios

Após serem dados os passos básicos do marketing digital para aumentar as vendas no final do ano, é importante que a empresa dê atenção também aos testes, nos mais diversos níveis. Ou seja, é muito interessante criar anúncios distintos e testá-los em diferentes plataformas para averiguar o sucesso de cada um deles nas redes. Isso pode ser feito, inclusive, com boa parte dos conteúdos. Com essa estratégia aplicada, a empresa terá mais informações que serão importantes para tomadas de decisão posteriores e que certamente facilitarão o crescimento de vendas no período.

*Giulio Costa é empreendedor e especialista em Marketing Digital.

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