fbpx
16.7 C
São Paulo
domingo, maio 11, 2025
spot_img

Cia do Tijolo abre inscrições para oficina gratuita “Poesia como Procedimento para a Liberdade”

De 14 a 18 de junho de 2022, de terça-feira à sábado, a Cia do Tijolo realiza a “Oficina Poesia como Procedimento para a Liberdade”, no Espaço Cultural Lélia Abramo, que fica na Rua Carlos Sampaio, 305 – Bela Vista, São Paulo – SP. Serão cinco encontros consecutivos, em formato presencial, sempre das 18h às 22h, com um total de 20 horas de duração, sendo quatro horas por dia. 

Foto de Divulgação Cia do Tijolo

A oficina “Poesia como procedimento para a liberdade” tem como objetivo dividir as descobertas e os procedimentos com os quais a Cia. do Tijolo tem se deparado ao longo de anos de processos de criação, tendo como principais estímulos criativos a música (canção) e o poema. 

“Qualquer poema é uma espécie de espanto que tentamos expressar em sons, ritmos, silêncios. A expressão de algo que é anterior à palavra. Trabalhar um poema, produzi-lo, dizê-lo, decorá-lo, incorporá-lo, fazê-lo seu, é parte de um exercício daquela musculatura interna que nos permite olhar para coisas comuns e corriqueiras com o mesmo fascínio com que uma criança vê o mar pela primeira vez”, comenta o grupo.

E é buscando inspirar os participantes para este olhar atento, que estranha o que é corriqueiro, admira o diferente e acaba por produzir o diverso, é que Rodrigo Mercadante e Karen Menatti, que coordenam a oficina, irão propor uma jornada de estudos e compartilhamentos, que abrirão possibilidades de pensar o impensado em vários âmbitos da vida.

Os participantes poderão se aventurar no exercício do espanto e do fascínio diante do mundo reinventado pelos versos de poemas de diferentes autores.

“Estudar um poema é tomar de empréstimo os olhos de um autor e se abismar com a pedra no meio do caminho. Dizer um poema de uma autora é emprestar sua voz, que é sopro vital, para dizer o mundo através de palavras totalmente novas. Encarnar um poema de alguém é aceitar o desafio de ver a vida uma outra vez pela primeira vez. É libertar-se de amarras e mergulhar na vastidão de outras possibilidades, que não apenas suas”, finaliza o grupo.

Serão disponibilizadas 20 (vinte) vagas e para se inscrever é necessário acessar o link que está na bio do instagram @ciadotijolo e preencher o formulário de inscrições. 

As ações fazem parte do projeto “A Cabeça Pensa onde os Pés Pisam – celebrando Paulo Freire no seu centenário” contemplado na 37ª  Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. 

Realização: Cia do Tijolo, Cooperativa Paulista de Teatro e Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo

Mais informações: www.facebook.com/ciadotijolo e www.instagram.com/ciadotijolo

SERVIÇO: Oficina “Poesia como Procedimento para a Liberdade” 

Coordenação da oficina: Rodrigo Mercadante e Karen Menatti  

Quando: 14 a 18 de junho de 2022 – terça-feira à sábado

Horários: sempre das 18h às 22h

Onde: Espaço Cultural Lélia Abramo – Endereço: Rua Carlos Sampaio, 305 – Bela Vista, São Paulo – SP

Público: Direcionado a atores, músicos, dramaturgos e estudantes de artes. 

Duração: Cinco encontros consecutivos com um total de 20 horas de duração divididas em 4 horas por dia

Inscrição: https://forms.gle/PFN4KN1WaxqRZX7x9

Vagas: 20 (vinte) participantes 

Atividade presencial

Grátis

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest Articles