A acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa utilizada há mais de 3000 anos. Consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos que ficam localizados nos meridianos energéticos por todo o corpo. O objetivo é mover a energia fluida do QI, que é a nossa energia vital pelos meridianos de acupuntura, pois considera que a origem das doenças seja o desequilíbrio da energia vital (QI).
A acupunturista e pesquisadora na área de práticas integrativas, Marta Rocha de Castro aplica essa prática na Clinica Alex Botsaris, localizada no Spa Maria Bonita, em Ipanema.
Após a difusão da prática da acupuntura no ocidente, pesquisas com métodos científicos comprovaram a existência dos meridianos de acupuntura, assim como a ação das agulhas nos meridianos.
Na década de 1960 foram publicados os primeiros estudos sobre a eficácia da acupuntura para a fertilização e, a partir disso, vários relatos sobre experiências positivas que integram a acupuntura nos tratamentos para a fertilização feminina e masculina também. A acupuntura pode tratar infertilidade causada por estresse, ovários policísticos, endometriose, alterações leves em espermograma, além de distúrbios causados pela obesidade, hiper/hipotireoidismo. Geralmente a acupuntura não trata doenças de origem anatômica como por exemplo, má formação do útero e das trompas, miomas entre outros.
Entenda as energias
Os desequilíbrios na visão da medicina chinesa são categorizados nas condições de cheio ou vazio. O cheio indica excesso de energia no meridiano e o vazio indica deficiência energética no mesmo. A infertilidade pode ser decorrente tanto das condições de vazio como das condições de cheio.
Vazio: deficiência da essência do Rim e sangue.
Cheio: umidade/calor no aquecedor inferior ou mesmo uma estagnação de sangue.
O aquecedor inferior pode ser descrito como uma confluência dos meridianos localizados no abdômen. O aquecedor inferior transforma e excreta os fluidos corpóreos com o auxilio da bexiga, quando em estado de desequilíbrio não consegue transformar os fluidos e estes se acumulam no organismo dando origem a umidade e edema, o sangue neste caso fica em estágio de estagnação comprometendo assim a fertilidade.
A infertilidade está diretamente relacionada a uma deficiência do meridiano do Rim. O Rim é frequentemente referido como a raiz da vida, sendo o fundamento essencial para o nascimento, crescimento e reprodução, além de ser a força motriz dos processos fisiológicos. A desarmonia do meridiano do Rim também se manifesta na infertilidade masculina uma vez que o duto espermático está relacionado ao Rim, sendo o esperma a manifestação mais externa e material do mesmo.
A acupuntura no tratamento da infertilidade tem por objetivo equilibrar o QI (energia vital) fazendo a mesma fluir e harmonizar o meridiano do Rim, além de tratar também a ansiedade muito comum nestes casos. É aconselhável associar as sessões de acupuntura aos tratamentos convencionais.