Campanha #RazõesPraFicar espera impactar até 40 milhões de estudantes em todo o país
A Movva, startup que atua para manter estudantes matriculados e aprendendo, acaba de lançar um novo projeto para combater a evasão escolar no Brasil. Em parceria com outras instituições educacionais e filantrópicas, a campanha #RazõesPraFicar tem como principal objetivo atingir até 40 milhões de alunos brasileiros com razões para continuar os estudos ao longo do ano nas redes estaduais.
“O abandono escolar tornou-se um agravante ainda maior no país por conta da pandemia. Por isso, criamos a campanha #RazõesPraFicar, cujo principal objetivo é equilibrar essa balança por meio do incentivo persuasivo para que os alunos, famílias e comunidade resistam ao abandono dos estudos”, conta Caroline Schulz, Co-CEO da Movva
O projeto, lançado em 27 de maio, consiste em uma série de mensagens em vídeo, que serão enviadas aos alunos do país inteiro, com motivos para que continuem na escola. A participação é aberta ao público para qualquer pessoa que queira abraçar a causa. Basta acessar www.razoesparaficar.com.br e enviar o seu vídeo.
No site da campanha, o público poderá direcionar suas mensagens para estudantes com barreiras comportamentais que podem levá-los a desistir dos estudos: aluno(a) desmotivado para estudar; aluno(a) com dúvida sobre a importância dos estudos para sua vida e seu futuro; aluno(a) sem boas referências de pessoas que cresceram na vida através dos estudos; e, aluno(a) que se sente inseguro(a) com seu próprio potencial. Essas características foram criteriosamente selecionadas utilizando o conhecimento da Movva em ciências comportamentais, com apoio da Catálise, startup de design participativo, e a participação da professora Janaína Barros, consultora da campanha e coordenadora pedagógica de escolas públicas da Bahia há mais de 20 anos, vencedora do Prêmio de Gestão Escolar da América Latina Victor Civita, em 2013, e do Prêmio Espírito Público, em 2018.
Após a captação dos vídeos, a startup vai utilizar sua plataforma de inteligência artificial para direcionar a mensagem certa para o aluno certo, garantindo o impacto real na evasão escolar. O projeto, que será veiculado durante do o ano por meio das redes sociais e das plataformas digitais das secretarias de educação de diversos estados brasileiros, conta também com a participação e apoio do CCWD, Conectando Saberes, Instituto Sonho Grande, Instituto XP, Movimento pela Base, Nova Escola, Rede Ensina Brasil, Universidade de Stanford e VMLY&R.
“Queremos transformar os índices de aprendizagem e de evasão no ensino. E juntos podemos fazer um grande movimento para mostrar para todos esses alunos a importância dos estudos e o quão capazes eles são de realizar os próprios sonhos. Essa campanha marca um novo momento da Movva, inaugurando nosso produto com conteúdo multimídia. Acreditamos que a educação é a peça principal de uma verdadeira mudança no mundo. É por isso que abraçamos essa ideia e queremos que outras pessoas também façam parte deste e de outros projetos conosco”, finaliza Schulz.