
Garra e um sonho na cabeça. Era isso que a paulistana Thainara Morales tinha quando terminou sua especialização em psicopedagogia. Na época com 18 anos, a jovem criou um Projeto Social em São Bernardo do Campo para atender crianças de baixa renda com dificuldades escolares e paralelamente abriu seu primeiro consultório. “Lembro que eu não tinha muitos recursos então mês a mês eu investia o que recebia no meu próprio negócio”, conta.
Thainara percebeu logo que seu trabalho necessitava de parcerias. “Percebi que crianças precisam além de uma psicopedagoga, de uma psicóloga, uma fonoaudióloga, entre outras especialistas. Comecei a trabalhar com muitas crianças no espectro autista que necessitavam de um trabalho mais completo”. Com o sonho tomando forma, ela conta que não pensou duas vezes e foi atrás de um local maior e de uma equipe multidisciplinar.
Com espaço em mãos, Thainara precisou descobrir como conseguir clientes, prospectar e mantê-los. Além de investir muito em recursos lúdicos (brinquedos, testes e móveis), ela também aprendeu sobre toda a burocracia administrativa para a construção da clínica. “Ainda aprendo todos os dias. Gerenciar foi e é um grande desafio diário. O mais difícil é pensar administrativamente para quem tem a formação na área clínica . Os processos facilitam toda a minha dinâmica de trabalho. Hoje conto com três pessoas de áreas diferentes para desempenhar todos os processos de gerenciamento”, explica.
Um outro ponto importante para a construção da Clínica ARTE PSICO foi o investimento em estudar. Thainara além de pedagoga fez pós-graduação em psicopedagogia clínica e institucional, pós-graduação em análise do comportamento aplicada, com MBA em gestão de pessoas, liderança e psicologia positiva e hoje está terminando o mestrado em neurociências. “Para mim, uma das dicas mais importantes para quem quer aprender é estudar! Além disso, é preciso fazer o seu melhor em todas as situações. Amar , ter motivação no que se quer empreender, investir em você e no seu espaço”, explica.
“É importante também pensar a longo prazo. No meu caso penso em uma extensão da clínica para uma clínica escola, um modelo muito comum nos Estados Unidos. A estrutura não está do jeito que eu sonho ainda, mas quero cada vez mais melhorar e inovar . O mais importante é o planejamento para os próximos passos”, conta.
Empreendedorismo feminino
A primeira dica de Thainara é: não desista, seja forte, pois empreender não é fácil. “Mas apesar das dificuldades, existem muitas oportunidades no empreendedorismo feminino, a começar pelas habilidades que fazem parte da personalidade das mulheres. Eu fui buscar um mapeamento das minhas forças de caráter, estudei um MBA em gestão de pessoas e psicologia positiva. Neste caminho descobri meus pontos fortes e minha capacidade de planejar, gerir bem o meu tempo, além disso, potencializar minha maior força: a criatividade”.
Thainara explica que mesmo em suas maiores dificuldades ela tirou grandes lições e muita criatividade para gerir novas ideias. “Uma parte difícil do empreendedorismo são as relações humanas , as habilidades sociais e a maturidade feminina. Não espere aprovação total e as críticas te fazem crescer.”
Clínica ARTE PSICO
A ARTE PSICO é uma clínica interdisciplinar especializada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) focada em Intervenção Comportamental Intensiva (ICI), Pesquisa, Saúde e Educação. Com sede em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, o local já atendeu mais de 800 crianças de 0 a 16 anos.
A clínica promove um trabalho interdisciplinar entre profissionais das áreas de Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Psicomotricidade, Fisioterapia, Equoterapia e Neuropsicologia.