Profissional conta que precisou organizar a empresa para diminuir o ritmo na reta final da gravidez
O cargo executivo de uma empresa demanda muito trabalho e dedicação total, coisa que Lívia Marques, CEO da companhia de vinhos Veroni, já estava acostumada. A gestora precisou se adaptar nos últimos meses, porém, a uma rotina diferente, uma vez que está prestes a se tornar mãe: “Antes da gestação meu tempo era dedicado 100% ao Veroni. Meu trabalho ocorria 24 horas, 7 dias por semana. Com a descoberta da gravidez, precisei me dividir entre exames, consultas, preparação do enxoval, o que no início me gerou uma certa estranheza. Eu nunca havia saído em uma terça-feira à tarde para ir ao médico, a menos que estivesse extremamente doente. Portanto, entender que é um momento de atenção dupla é um dos maiores desafios”.
Lívia conta que, no início da gestação, ainda não havia mudado nada em sua rotina, que seguia normalmente. A executiva diz que não desmarcou viagens e reuniões na época, afinal, como sabia que o ritmo de trabalho precisaria cair na reta final da gestação, tinha o objetivo de deixar tudo ajustado para sua ausência. As coisas mudaram a partir do oitavo mês de gravidez, período em que a mulher está mais pesada e o bebê fica mais agitado. De acordo com a executiva, a recomendação de sua obstetra foi adotar o modelo de home office para o trabalho, o que não a incomodou devido ao planejamento e adaptações feitas. “Organizei a empresa para conseguir parar por 30 ou 60 dias, a minha própria equipe me tranquilizou no sentido de que eles darão conta da parte deles. Não passarei de trinta a sessenta dias completamente ausente, isso não existe na vida de quem empreende; mas pisar no freio será importante em um momento tão único. Mesmo em licença, defini que umas quatro ou cinco funções estratégicas continuariam em minhas mãos, e o restante da operação já está entregue aos responsáveis pelas áreas”, explica Lívia.
Adaptação talvez seja a palavra que melhor resume a rotina desafiadora da CEO da Veroni, que nas próximas semanas vivenciará experiências pessoais e profissionais únicas. “Com a chegada da bebê a vida vai mudar, mas os empreendedores são adaptáveis, essa é uma das características mais fortes no empreendedorismo, adaptabilidade. Portanto, adaptarei novamente a uma realidade nunca vivenciada antes”, conta.
Lívia afirma não ter enfrentado qualquer situação adversa em sua atuação profissional pelo fato de estar grávida. A executiva conta que foi bem recepcionada ao dar palestras recentemente e, segundo ela, quando as pessoas percebem a gestação, ficam entusiasmadas e animadas. “Acredito que o fato de ser mulher gera mais preconceito do que uma mulher grávida, momento em que as pessoas têm compaixão e respeito”, diz Lívia, que acrescenta: “Acredito que a forma como a mulher se porta diante das situações de dificuldade diz muito sobre o que ela quer construir e deixar como legado para a sociedade. Os desafios estarão ali para serem enfrentados, e isso mostra o quão fortes e resilientes somos”.
A força feminina citada por Lívia encontra respaldo no alto escalão da empresa em que atualmente gerencia. Afinal, a marca de vinhos refresh Veroni tem 3/5 de sua diretoria composta por mulheres, além de 70% da operação, um destaque no universo da bebida alcoólica, predominantemente masculino. “Mostramos com isso uma mudança estrutural que vem ocorrendo não só na sociedade, mas no mercado em que estamos inseridas”, finaliza Lívia.