fbpx
24.2 C
São Paulo
sexta-feira, maio 9, 2025
spot_img

Dia das Mães | Mamãe fitness ou gourmet: salmão protagoniza pratos versáteis e descomplicados

Receitas para celebrar a data com carinho e sabor

Sem ideias do que fazer para comemorar o dia da mamãe com o carinho e a atenção que ela merece? Para criar uma homenagem simples, mas repleta de sabor e afeto, a dica é dedicar toda a criatividade no preparo de um almoço ou jantar superespecial!

A sugestão para surpreender com classe é escolher um ingrediente versátil e prático como o salmão, opção apetitosa e que também oferece uma dose extra de nutrientes benéficos para o organismo feminino. Com esse ingrediente completo, é possível preparar uma série de pratos descomplicados e ideais para tornar a ocasião ainda mais especial.

Para as mamães que seguem a linha fitness, a melhor opção pode ser o leve e fácil miniespeto assado de salmão e vegetais, que fica perfeito acompanhado por uma saladinha verde. Já para as “mamas” que preferem pratos mais encorpados, uma lasanha de salmão com ricota, parmesão e ervas frescas é a pedida certa para garantir a melhor recompensa: aquele sorriso de mãe, cheio de orgulho e satisfação.

Como a ocasião merece um brinde, a indicação é harmonizar os pratos a um vinho que possa acompanhar as duas receitas sugeridas, como um frutado Pinot Noir chileno. “O ditado já diz que mãe só há uma, então nada melhor do simbolizar um significado tão bonito com uma combinação de salmão e vinho. Será uma celebração encantadora!”, declara Melanie Whatmore, da associação Salmón de Chile, que promove e incentiva o consumo de salmão chileno no Brasil.

Depois de todas essas dicas, este certamente será o presente mais inesquecível e emocionante para cada uma das mulheres mais queridas de nossas vidas. Agora é só seguir o passo-a-passo das receitas e Feliz Dia das Mães!

 
MINI ESPETOS DE SALMÃO E VEGETAIS ASSADOS
Rendimento: 20 unidades

Ingredientes:

500 gramas de filé de salmão chileno, sem pele
2 dentes de alho moído
½ xícara de azeite de oliva
Suco de 2 limões
Sal e pimenta a gosto
2 xícaras de tomates cereja
1 berinjela pequena com casca, cortada em cubos pequenos
1 abobrinha média com casca, cortada em cubos
2 a 3 cebolinhas
20 espetos pequenos e umedecidos.

Modo de preparo

Numa vasilha, misturar o alho, suco de limão, azeite de oliva, sal e pimenta.

Cortar o filé de salmão em cubos médios de uns 2 cm.

Cortar a berinjela e a abobrinha em cubos de 2 cm.

Distribuir o salmão, a berinjela e a abobrinha numa travessa e marinar com a mistura de alho; cobrir com plástico e colocar na geladeira.

Cortar os talos verdes das cebolinhas em pedaços de 2 a 3 cm de longitude.

Depois de 30 minutos, retirar a marinada da geladeira e espetar alternadamente, em cada espeto umedecido, tomate cereja, pedaço de abobrinha, cebolinha, pedaço de salmão, pedaço de berinjela, cebolinha, salmão, tomate. Repetir até terminar.

Aquecer uma chapa ou grelha e assar por 3 minutos por cada lado.

Nota: os espetos também podem ser assados no forno aquecido a 200°C por 10 a 15 minutos.

 

LASANHA DE SALMÃO
Rendimento: 8 porções

Ingredientes:

8 ovos
1 kg de farinha de trigo
Sal
600 gramas de filé de salmão chileno sem pele
600 gramas de ricota
120 gramas de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de alcaparras
1 xícara de creme de leite
Sal e pimenta recém-moída (a gosto)
3 colheres de sopa de queijo parmesão

 
Modo de preparo

Em uma panela, aquecer um pouco de água, meio limão e uma folha de louro, até ferver. Colocar o pedaço de salmão e cozinhá-lo por cerca de 5 minutos, até que esteja macio. Triturar o peixe com um garfo e reservar. Juntar as alcaparras, o sal e a pimenta.

Misturar os ovos um a um com a farinha e o sal, formando uma massa homogênea que não grude nos dedos.

Passar a massa pelo rolo de lasanha, esticando-a tantas vezes quantas sejam necessárias, até afinar. Depois, cortar a massa em quadrados grandes, reservar sobre uma bandeja enfarinhada.

Aquecer abundante água em uma panela. Quando ferver, acrescentar o sal e cozinhar a massa de lasanha, uma a uma, até atingir o ponto al dente. Ir reservando a massa cozida numa travessa com água fria, enquanto as demais cozinham.

Untar uma travessa retangular média com uma camada de creme de leite. Cobrir com uma primeira camada de massa, rechear com o salmão triturado e distribuir uma parte da ricota e do creme de leite. Seguir o mesmo processo até formar de 3 a 4 camadas de massa.

Terminar de rechear a lasanha com a massa, salpicar com queijo parmesão e creme de leite.
Aquecer o forno a 200ºC e gratinar a lasanha.

Servir quente.

 
Salmón de Chile
De uma parceria entre ProChile – Direção de Promoção de Exportações, órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores do Chile – e a indústria de salmão chilena, nasce, em 2012, a associação Salmón de Chile, idealizada para promover e potencializar o consumo do salmão no mundo. O Brasil foi o país escolhido para o início de suas ações por ser o mercado com melhores projeções para a venda do produto sendo, atualmente, o terceiro mais importante para a indústria. A associação tem como principal objetivo tornar o consumo de salmão um verdadeiro estilo de vida para seus consumidores. http://www.salmondechile.com/pt.

Selo de Origem Salmón de Chile
O salmão chileno é internacionalmente reconhecido por suas altas qualidades nutricionais. Seu cultivo está concentrado ao sul do Chile, país privilegiado por suas excelentes condições de clima e solo e referência em segurança alimentar e no desenvolvimento de novas tecnologias na indústria mundial de alimentos.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest Articles