Plataforma de Sucesso do Estudante reconhecida por atuar na formação de hábitos de estudo e engajamento de alunos trabalha no acompanhamento de graduandos além das funções acadêmicas
A Movva é uma empresa que usa a tecnologia como ferramenta para promover a educação, garantir o engajamento de alunos, diminuir a evasão e aumentar o desempenho escolar. Por isso, a edtech agora dedica esforços no ensino superior e se posiciona como uma plataforma com foco no sucesso do estudante no âmbito acadêmico e também socioemocional. A startup destina esforços inicialmente ao ensino superior privado nas modalidades presencial e EAD. “Acreditamos que o único formato de fazer com que os estudantes sejam bem sucedidos é caminhar com eles durante a jornada e apoiá-los nesses desafios. Há duas jornadas paralelas: a acadêmica onde o estudante aprende o conteúdo, e a socioemocional, que dá suporte a essa outra. Se esse aluno não tem apoio e fortalecimento emocional ao mesmo tempo que está crescendo academicamente, ele provavelmente não vai conseguir se desenvolver tão bem”, explica Caroline Schulz, co-CEO da Movva.
Para andar junto ao aluno durante a graduação e auxiliá-lo ao longo da jornada, a edtech trabalha na segmentação do perfil do estudante, definição e envio de conteúdos certos para cada tipo de estudante de forma automatizada. A comunicação multimídia e multicanal utilizada pela Movva baseia-se em economia comportamental e inteligência artificial, cujo intuito é aumentar o engajamento estudantil. A empresa, que apoia instituições de ensino a manterem e motivarem seus alunos, registra 25 milhões de conteúdos enviados e já impactou 2 milhões de estudantes em seis países. “Além de auxiliarmos o estudante na trajetória acadêmica, também atuamos na perspectiva socioemocional, no engajamento e mentalidade de crescimento, o que a Movva já fazia e agora aplicado ao ensino superior. Podemos dar a assistência que muitas vezes a faculdade não consegue abarcar, de forma próxima e humana. Podemos apontar um caminho para o estudante para além da formação, com foco nas perspectivas de futuro”, destaca a co-CEO da Movva.
A edtech brasileira tem capacidade de segmentação demográfica por histórico escolar e comportamento, um algoritmo próprio e treinado com 850 mil alunos e realiza envios automatizados via SMS, WhatsApp, Push Notification, LMS, Telegram, FB Messenger e plataformas proprietárias.
O investimento realizado pela Movva no ensino superior dialoga diretamente com a realidade atual presente nas universidades brasileiras. Alunos demonstram pouco engajamento, baixa autoestima e também fazem parte da fatia da população nacional que sofre com o desemprego. Como resultado disso, as instituições de ensino superior observam o crescimento da evasão e demitem professores em massa. Uma projeção realizada pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), por exemplo, mostra que cerca de 3,42 milhões de estudantes abandonaram as universidades privadas em 2021, uma taxa de 36,6% de evasão. “O que a gente está vendo é uma queda brusca no engajamento dos estudantes e isso é super prejudicial porque esses alunos entram na faculdade com a visão muito clara do que o ensino superior pode fazer por eles em termos de sonhos; mas ao longo do caminho isso acaba sendo esquecido porque é fácil deixar isso para trás quando há problemas da vida que estão falando mais alto”, diz Caroline Schulz, que finaliza: “Aqui na Movva o que a gente faz é exatamente entender como podemos atuar para acompanhar esses estudantes”.