fbpx
19.5 C
São Paulo
sexta-feira, maio 9, 2025
spot_img

Número de pessoas com COVID-19 pode ser 12 vezes maior no Brasil

Pesquisas mostram que uma pequena parcela dos casos da doença é testada

No Brasil, somente 8% dos casos de Covid-19 aparecem nos números oficiais, segundo pesquisa feita pelo Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde (Nois). O número total de casos de COVID-19 no país, na realidade, pode chegar a ser 12 vezes maior do que é mostrado atualmente. 

Até o início desta semana, o país contava com 23.430 casos confirmados de COVID-19 e 1.328 óbitos, segundo o Ministério da Saúde. Porém segundo o novo estudo, podem existir na verdade mais de 280 mil casos, com muitos passando despercebidos.

Com base nos números de até o dia 10 de abril, foi calculado que a taxa de letalidade esperada nos casos de pacientes que se curaram ou morreram deveria ser de 1,3%, porém nos dados oficiais a porcentagem é muito maior, chegando a mais de 16%. Isso significa que a maioria esmagadora dos casos não chagaram a ser testados. Os motivos podem ser diversos, talvez se tratasse de quadros assintomáticos, com sintomas leves, casos severos que não foram testados ou aquelas pessoas que não chegaram a receber os resultados do exame.

Essa diferença entre os números citados, provavelmente resulta do número reduzido de testes que vem sendo realizado. Quando a doença chegou ao Brasil, a recomendação era testar todos os casos suspeitos. Com o tempo, com a alta demanda, o protocolo passou a ser priorizado os testes em casos mais graves da doença, quando há sintomas respiratórios.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest Articles