Quem nunca pensou em desistir de tudo durante a mudança? É muito comum pessoas se enrolarem durante a mudança e se perderem no meio do processo que exige organização. Pensando nisso, chamamos a personal organizer Paula Ribeiro para dar dicas de como realizar todo o processo de forma tranquila. Anotem as dicas!
Qual é o passo a passo para a mudança ideal?
Costumo dizer que não existe mudança ideal, mas podemos sim ter uma mudança sem estresse e um momento agradável para todos só que para isto, é necessário o planejamento desse processo e entender que a mudança não é só na hora de colocar tudo caminhão e depois descarregar. A mudança deve ser planejada com pelo menos 1 mês de antecedência do dia efetivo de carregar as caixas. Temos que planejar, elaborar um cronograma/checklist colocando o que fazer 1 mês antes, 1 semana antes, 1 dia antes, o dia da mudança e sua pós-mudança que é a organização de tudo.
Como não se estressar com a mudança?
Seguindo um cronograma/checklist é possível fazer toda a mudança sem estresse e esse cronograma pode ser elaborado por você ou por uma profissional que pode ser, por exemplo, uma personal organizer que poderá acompanhar todo o processo de mudança e ajudar para que todas as etapas sejam realizadas e sua mudança seja feita de forma ágil e sem bagunça.
Qual o principal erro que as pessoas comentem?
O principal equívoco que vejo e também já fiz parte deste grupo antes de estudar e me formar nesse nicho de especialista em mudança residencial, é achar que a mudança é apenas colocar as caixas no caminhão e depois descarregar tudo. A mudança vai muito, além disso, é você já organizar cada etapa como: transferência de contas, contratação de transporte, verificação dos materiais que serão utilizados para a embalagem, horário da mudança caso mude para condomínio, se pode entrar com qualquer tipo de caminhão, qual o horário permitido para fazer a mudança, organizar a mala para as primeiras noites, aproveitar para fazer uma triagem do que fica e o que vai para o novo lar entre outras coisas. Eu como especialista em mudança penso em todas as etapas e dou suporte para que o cliente tenha sua mudança sem estresse e sabendo que sua história será reescrita com muito amor por mim e minha equipe em seu novo lar.
Por que é importante fazer uma mudança planejada?
É muito importante planejar sua mudança para que no primeiro dia em seu novo lar, você tenha tudo o que é necessário já funcionando e sem estresse. A mudança quando planejada sabemos o que tem em cada caixa, temos a mala para as primeiras noites sem aquele nervoso de não achar nada, se tem criança tudo será tranquilo e sem estresse e se tem bichinho de estimação, todo o cuidado é necessário para ele também não sinta muita alteração na mudança de ambiente.
O que não fazer no pós-mudança?
O que não indico fazer em uma pós-mudança é deixar caixas fechadas com itens dentro. O ideal é abrir tudo, categorizar, organizar e tudo ter onde ficar em seu novo lar. Muitas pessoas pensam que descarregou o caminhão acabou a mudança e para nós profissionais da organização, a mudança só está concluída quando tudo está organizado, quando sua história está pronta como reiniciar novamente. Abrindo todas as caixas e organizando evitamos que passem anos e ainda existam em seu novo lar, caixas fechadas com itens esquecidos e fazendo com que a bagunça volte.
Tem um passo a passo ideal para o pós-mudança?
Temos um passo a passo ideal para a pós-mudança que são os 4 pilares da organização, onde fazemos a triagem/desapego, categorizamos tudo por semelhantes , organizamos implantando o melhor sistema para trazer praticidade na rotina do novo lar e neste momento, definimos também quais produtos organizadores serão melhores utilizados para manter, que será nosso último pilar, o seu lar organizado e tudo tendo um lugar definido e identificado.