Medida Provisória estreou dia 14 de abril nos cinemas.
Inspirado na peça de teatro de 2011 “Namíbia, não!” de Aldri Anunciação, o filme é uma produção da Lereby Produções, Lata Filmes e Globo Filmes. Sendo o primeiro longa de Lazáro Ramos.
“Assim que a peça estreou, o espetáculo do Aldri Anunciação, eu vi que tinha cinema ali. Eu comecei a provocar vários amigos cineastas dizendo “Olha tem uma história boa pra cinema, você não quer fazer?”, até que Taís (Araújo) fala amor dirige você.”. Conta Lazáro ao Fantástico.

Ambientado em um futuro caótico, a iniciativa de uma reparação pelos anos de escravidão no Brasil, gera a aprovação de uma lei que obriga “cidadãos com traços e características que lembrem mesmo que de longe ascendência africana” a retornarem ao continente africano com a falsa justificativa de encontro com as próprias origens.
Aborda vários temas muito discutidos nos dias de hoje como por exemplo sobr cotas raciais, colorismo, casais interrraciais, reparação econômicas, entre outros assuntos raciais.
Elenco é composto Taís Araújo, Seu Jorge, Alfred Enoch (Conhecido pelo seu personagem Dino Thomas, na saga de filmes Harry Potter e sua participação na série Lições de um Crime), a estreia de Emicida na atuação, Mariana Xavier, Adriana Esteves, entre outros.
O filme foi produzido em 2022, entretanto devido a pandemia teve sua data de estreia adiada, agora sendo reproduzido nos cinemas de todo Brasil a partir do dia 14 de abril.