fbpx
27.2 C
São Paulo
sexta-feira, maio 9, 2025
spot_img

Projeto de viagens valoriza relação entre avós e netos

A Escola Lourenço Castanho de São Paulo promove o Family Ties, viagens culturais para auxiliar na aprendizagem e estreitar laços familiares entre avós e netos, podendo incluir todos os familiares também. 

O projeto busca fortalecer o aprendizado, o desenvolvimento cultural e as relações familiares. “A Lourenço Castanho sempre valorizou a cultura e as relações familiares como elementos base para a formação do ser humano”, comenta o diretor pedagógico da escola, Edson D’Addio Silva.


O diretor lembra que a Lourenço Castanho é uma World School. “Por isso sabemos que conhecer o mundo e ampliar o repertório cultural é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo e favorece um olhar global, crítico, consciente e social”, explica. 


O projeto foi desenvolvido para atender estudantes do 6o ano à 3a série do Ensino Médio. “Consideramos fundamentais as oportunidades de vivências que levam à ampliação cultural e o uso de línguas estrangeiras”, acrescenta Silva.


A diferença entre a Family Ties e uma viagem comum é que ela prioriza as relações familiares, principalmente entre avós e netos. 


“Por meio de diversas experiências culturais, mescladas com divertidos momentos de lazer, a Family Ties promove o estreitamento dos laços e amplia o conhecimento de mundo”, afirma Silva. Segundo ele, ir a um museu ou assistir a um espetáculo com os avós, e poder conversar sobre isso, é um momento rico de conhecimento, com infinitas possibilidades de trocas e crescimento.

Viagens Culturais

Além da Family Ties, a Lourenço Castanho também oferece outras duas viagens culturais com média de sete dias de duração, fora do período de férias, para o Space Camp e o Vale do Silício. Também são promovidos programas de intercâmbio, alguns deles especialmente criados para seus alunos. Os intercâmbios acontecem nas férias, têm em média 15 dias e são voltados principalmente para o aprendizado de línguas.

A definição dos destinos leva em conta vários fatores como diversidade cultural, países, objetivos culturais e pedagógicos, facilidade de acesso, segurança, valores e outros. “Cada viagem é diferente da outra e qualquer aluno pode se inscrever”, afirma Silva. Entre os destinos já definidos para as viagens culturais estão Nova York, Silicon Valley, núcleo da tecnologia mundial, e Space Camp no Alabama, exploração espacial recheada de conhecimento e aventura.

Os intercâmbios de férias são pensados para atender as diferentes expectativas e os alunos podem escolher entre escolas na Suíça, programas de Georgetown, UCLA, Cambridge e Universidade de Salamanca.

Sobre a Escola Lourenço Castanho
Oferece um projeto pedagógico inovador, que extrapola o trabalho com os conteúdos produzidos pelas grandes áreas do conhecimento, investindo também no desenvolvimento da autonomia e da crítica, na análise da dimensão social construída pelos estudantes e na vinculação com o saber. Ao longo dos anos, a Escola mantém o compromisso com seus princípios, consolidando a formação integral como a base de seus princípios pedagógicos. 

Experiências em família marcam histórias de estudantes

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest Articles