Manchas escuras roxas ou acastanhadas localizadas nas pálpebras bem abaixo dos olhos, essas são as olheiras, que deixam marcas na região dos olhos com coloração formada pela grande concentração de vasos sanguíneos ou melanina. Podem ser genéticas ou adquiridas ao longo da vida.
Dormir pouco ou dormir mal durante a noite prejudica o funcionamento do corpo todo, provoca uma aparência cansada, desperta o mau humor e com isso as olheiras ficam mais evidentes. Nesse período de pandemia tive casos de pacientes que excederam ao consumo de álcool e sal, e com isso apareceram os edemas (excesso de líquido), os famosos “olhos de ressaca”. O consumo de açúcar também é muito ruim porque pode acelerar o envelhecimento, através do processo glicação (proteína e carboidrato) que faz a pele perder a firmeza e prejudica a formação de colágeno, afirma a dermatologista Simone Stringhini.
De acordo com a dermatologista dra Simone Stringhini, a olheira tem três componentes: a Pigmentação, que pode ser tratada com cremes e clareadores diários, a Congestão Vascular, que pode ser tratada com laser ou longpulse ou o Sulco Lacrimal, que pode ser tratado com ácido hialurônico.
– Existem várias técnicas que podem ser feitas para melhorar e tratar as olheiras como o Preenchimento, Laser, Peeling e Microagulhamento e já para a manutenção do tratamento, fórmulas que ajudam a diminuir a pigmentação, como o efeito clareador, ser antioxidante, hidratante e estimular a produção de colágeno. Outros benefícios que também são bem interessantes nesses produtos para cuidar das olheiras são as ações antibolsas, antifadiga, anti-inflamatória, antiglicante, iluminadora e preenchedora. Dessa forma,você melhora e trata as suas olheiras gradualmente, deixando a região mais bonita, com aparência saudável e menos estigmatizada, conclui a dermatologista dra Simone Stringhini.
TIPOS DE OLHEIRAS:
Olheiras profundas: Possuem coloração escura e a cavidade do globo ocular é mais profunda, criando sombra;
Olheiras pigmentares: Mais comuns em pele negra e morena;
Olheiras castanhas causadas pelo excesso de melanina depositado ao redor dos olhos, por fatores hormonais e exposição ao sol em excesso
Olheiras sanguíneas;
Possuem coloração arroxeada;
Olheiras vasculares :A região costuma ficar inchada, devido ao excesso de retenção de líquido (edema); são azuladas, devido aos vasos.