fbpx
22.5 C
São Paulo
quarta-feira, maio 1, 2024
spot_img

Como escolher o melhor intercâmbio?

O intercâmbio é a maneira mais fácil de aprender um novo idioma e, nesta saga de intercâmbio, iremos te ajudar a escolher a melhor viagem. 

O sonho do intercâmbio parece algo muito distante para algumas pessoas, principalmente brasileiros. Mas o que a maioria não sabe é que é possível fazer intercâmbio e gastar pouco, e até mesmo ter um retorno financeiro em sua viagem. 

Mas calma! Já chegaremos lá! Esta é a primeira parte da saga de intercâmbio da Mais Charme, onde iremos te explicar tudo o que precisa saber sobre o processo.

Com isso, vamos mostrar desde o início até o momento do embarque de um intercâmbio e escolher o melhor tipo de viagem para o seu perfil e esse é o primeiro passo.

Foto: Imagens da internet/sergeycauselove.

Por isso, caro leitor, já separe um chazinho. Todos os domingos estaremos aqui destrinchando este assunto e te mostrando que é possível sim fazer um intercâmbio.

Contudo, nesta reportagem, vamos te contar como você pode escolher o intercâmbio ideal para o seu tipo de perfil. Por isso, além do chazinho, pegue também papel e caneta. 

Muito além de uma viagem

Primeiramente, é importante ressaltar que este não é um navio vazio. Só no ano de 2019, foram realizadas  aproximadamente 500 mil viagens de intercâmbio partindo do Brasil.

Sobretudo, segundo dados do Relatório do Intercâmbio I & V 2019-2020, 70% dos intercambistas estão viajando sozinhos e 64% são mulheres.

Nesta mesma pesquisa, é mostrado que alguns destinos de viagem se destacam entre os mais procurados, como o Canadá, Irlanda, Estados Unidos e Austrália.  Outro dado é que todas essas viagens são de longa duração. 

Contudo, ainda no senso do relatório da l & V, a modalidade, estudo combinado com trabalho, foi a mais escolhida. 

Agora que já sabe que fazer intercâmbio é algo cheio de possibilidades, é possível começar a pensar nos próximos passos.

 Ou seja, quais fatores  considerar na hora de escolher qual o melhor destino e qual tem o melhor custo benefício para alcançar seus objetivos.

Determinando meu perfil

Quem é você e o que você quer?

Calma, não precisa me responder, mas pense. Isso irá te ajudar a saber o que procura no seu intercâmbio. 

Não é preciso ter certeza da resposta de nenhuma destas questões, mas, quando começar a pesquisa sobre sua viagem, isso precisa ser definido.

Portanto, seja honesto com você e com as suas preferências, mas ao mesmo tempo aberto às possibilidades. 

Por exemplo, se você gosta muito de estudar, mas sua  grana é bem curta e ganhar em outra moeda seria uma forma de ajudar a sua  família e enriquecer seu currículo.

O ideal seria um intercâmbio de estudo e trabalho, assim você pode estudar o idioma e ganhar dinheiro na moeda local. 

Coloque num papel tudo aquilo que você quer e esteja aberto a cortar algo da lista se necessário. 

Quais tipos de intercâmbio existem?

A princípio, o perfil de pessoas que decidem fazer intercâmbio é de 16 a 30 anos, mas você sabia que existe intercâmbio para todas as idades? Pois é! Isso depende do seu perfil. 

De antemão, é importante determinar qual o tipo de intercâmbio você sonha, seja ela para estudar ou trabalhar ou até mesmo ambos, é preciso definir estes fatores. 

Com isso, você consegue se organizar com as suas possibilidades financeiras e o seu nível no idioma necessário para viajar.

As modalidades são inúmeras e podem contemplar todos os aspectos que você procura, desde estudos até programas curtos de férias. 

Só estudo: pode ser estudo do idioma, graduação, curso técnico, estudo voluntário, high school (ensino médio) e programas de iniciação científica no exterior.

Estudo e trabalho: Idiomas, graduação, especialização e/ou extensão universitária, programas de iniciação cientifica no exterior, curso técnico e Intern/Trainee program.

Trabalho: A queridinha de muita gente, existem os tipos,  Au Pair, programas de Work Experience, camp counselor, Intern program ou trabalho voluntário. 

Intercâmbio 50+: São programas específicos de estudo e turismo destinados a pessoas com mais de 50 anos de vários países. Nesta modalidade, a pessoa estuda o idioma e aprende sobre a história do local com inúmeros passeios turísticos.

Estudo, trabalho e turismo: Todos os tipos. Apenas de pisar em outro país, você já está turistando!

Conforme você sabe mais sobre as modalidades, fica mais fácil se encaixar em um perfil e começar os próximos passos. 

E agora, o que eu faço?

De acordo com o que você já sabe, já é possível  começar as suas pesquisas.  Nesse passo, indicamos que você comece a buscar pelas agências que tenham o programa que mais se adequa à você. 

Assim que você já tiver estabelecido algumas opções de intercâmbio, saber qual empresa trabalha com o que busca é primordial. Aqui vão algumas dicas importantes:

  • Busque a empresa e a sua reputação no mercado: Pesquise se já teve reclamações, se ela é idônea e a sua reputação. 
  • Prefira agências com loja física: Elas podem te passar mais segurança por terem um escritório na sua cidade e isso ajuda na hora de fechar negócio.
  • Filtre todas as empresas: Existem muitas empresas no mercado que oferecem a mesma coisa, então o diferencial está nos detalhes.  
  • Procure por pessoas: Busque pessoas que já viajaram com essa empresa, que já tiveram uma experiência com a franquia e peça dicas.
  • Pergunte tudo! Não existem perguntas bestas. Perguntar tudo te ajuda a fugir de qualquer golpe. 

Empresa boa é uma empresa que se preocupa com seu cliente, por isso, se atente a estes sinais, afinal, fechar um contrato é  quase como entrar em um relacionamento sério. 

Logo, o processo de escolha de intercâmbio é quase uma viagem de autoconhecimento. Por isso, não tenha medo de aceitar novos horizontes. 

Volte na próximo domingo para ler sobre os programas mais conhecidos de intercâmbio.

Por Catarina Barros.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest Articles

pt_BRPortuguese