fbpx
28.7 C
São Paulo
quinta-feira, maio 2, 2024
spot_img

España… Una verdadera fiesta!

A Espanha é caliente, muy caliente. Por sua comida repleta de criatividade e ousadia. Por suas touradas que misturam tradição cultural e muita polêmica. Por seus monumentos de incrível beleza. Por suas praias escaldantes. Por seu povo, que é espanhol, catalão, valenciano, basco, indefinível.

A Espanha é o terceiro maior país da Europa e cada região tem suas tradições e peculiaridades, mas, sem dúvida, Madri e Barcelona formam uma bela síntese deste reino multicultural. Sim, reino, pois o sistema político é a monarquia parlamentar, apesar de o rei Juan Carlo I, da tradicional família Bourbon, ter um papel mais simbólico do que real. Há, inclusive, cerimônia de troca de guarda em frente ao Palácio Real.

A efervescente capital Madri é considerada a capital cultural da Espanha, com museus incríveis e ícones arquitetônicos. Imperdíveis são o Museu do Prado – com mais de 9 mil obras no acervo, com destaque para trabalhos de Velázquez, El Greco e Goya, inclusive o belíssimo quadro As meninas, de Velásquez – e o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, que fará você se surpreender com a grandiosidade e os múltiplos significados de Guernica, obra-prima de Pablo Picasso. À noite, para saborear um jantar típico e emocionar-se com o flamenco espanhol, a dica é o Corral de la Morería.

Em Madri, vá às compras no El Rastro, o mercado de pulgas mais conhecido do país. Já o bairro de Salamanca concentra as lojas mais chiques da cidade. Dê uma passada no Museo Del Jamòn (presunto espanhol), que vende diversos produtos nacionais e variedades de jamón.

Para roupas com caimento perfeito, artigos para a casa e eletrônicos, visite as lojas de departamento El Corte Inglés, uma verdadeira instituição no país, com mais de cem unidades. A Zara, amada por muitos brasileiros, é espanhola e tem boas opções de roupas. Fique atento aos períodos de promoções (rebajas), geralmente em julho e janeiro. Para economizar bastante – até 80% em itens de marcas consagradas -, visite o outlet Las Rozas Village.

Bem perto de Madri, encontra-se a maravilhosa Toledo. Descrita pelo escritor Miguel de Cervantes como a “joia da Espanha”, a cidade foi um reino multicultural conhecido por sua tolerância religiosa para com muçulmanos e judeus. É um verdadeiro presente para os olhos, com suas construções mouriscas, sinagogas, catedrais e pontes. Não deixe de visitar uma das belíssimas lojas que expõe as técnicas de cutelaria da cidade: adagas com entalhes, punhais e espadas fazem a festa dos apreciadores das artes militares.

 

Catalunha

Já Barcelona é um dos locais mais pulsantes da Europa, com uma agitada vida noturna que se mescla perfeitamente com as relíquias arquitetônicas deixadas por Gaudí, como o incrível Templo Expiatório da Sagrada Família. Com construção iniciada em 1882, a Sagrada Família, maior exemplo da arquitetura moderna catalã, tem previsão de término das obras somente em 2026!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Para apreciar as belas-artes em Barcelona, visite o Museu Picasso, com 3.800 obras em seu acervo, inclusive Las Meninas. Conheça também o belo Estádio Olímpico no Parc de Montjuïc, que consagrou a eficiência da cidade com sua arquitetura contemporânea.

Há dois idiomas oficiais em Barcelona: o espanhol e o catalão. Eles são bem diferentes e os catalães ficam nervosos quando o turista cisma em confundi-los. Aliás, o catalão não se considera espanhol e odeia touradas, que são proibidas em toda a região da Catalunha. Não deixe de experimentar um prato típico catalão, a crema catalana, uma pasta levemente doce e super crocante de leite, gemas, açúcar, canela e limão.

Para comprar em Barcelona, visite o Mercado De La Boquería, onde se vende de tudo, de jamón a doces feitos de insetos. Para os amantes de doces tradicionais, a loja Oriol Balaguer é uma delícia para os olhos e para o paladar, com chocolates e doces surpreendentes feitos por um dos melhores confeiteiros do mundo. Uma das criações de Balaguer – uma guloseima com oito texturas e sabores diferentes de chocolate – já ganhou o prêmio de melhor sobremesa do mundo.

Banquete

Na Espanha você descobrirá que uma tortilla não é uma torta pequena, e sim uma fritada de batata, verdadeira mania nacional. O país tem uma das culinárias mais apreciadas pelos gourmets mundo afora. Cada região possui tradições gastronômicas próprias, mas há delicias que podem ser encontradas em praticamente todas as grandes cidades.

Além da conhecidíssima paella (que tem características e ingredientes diferentes em cada local), experimente o gazpacho (sopa gelada de vegetais) e o cocido madrileño (mistura de grão-de-bico, linguiça, presunto, carne, frango e legumes). Para sobremesa, bem, os restaurantes sempre oferecem fruta! Para saborear delícias como churros, torrones, biscoitos e tortas, vá a confeitarias ou cafés.

Já as tapas são os nossos famosos petiscos, aquelas comidinhas que todos adoram beliscar no fim da tarde. De queijos a camarões, tem opção para todos os gostos. Há bares de tapas em toda a cidade, que são uma boa pedida para quem pretende economizar no jantar. Os embutidos também são uma verdadeira festa: além dos queijos, com destaque para o manchego e o queijo de cabra Garcia Baquero, é obrigatório experimentar o jamón. O pata negra, considerado o melhor de todos, com processo de envelhecimento de 36 meses, custa 10 euros cada 100 gramas. Você também irá degustar o vinho nacional, o Rioja, além do apreciadíssimo xerez. A sangria também é uma instituição no país.

 

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest Articles

pt_BRPortuguese