fbpx
29.9 C
São Paulo
terça-feira, abril 30, 2024
spot_img

Filme No Ritmo do Coração (CODA) Ganha Oscar

Saiba mais sobre o filme que emocionou todas as idades.

No final de março ocorreu a 94° Premiação do Oscar apresentado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas . Os anfitriões desse ano as atrizes Regina Hall, Amanda Sykes e Ammy Schumer.

E quem levou o grande prêmio de Melhor Filme de 2022, foi o drama musical CODA, que tem a tradução de No Ritmo do Coração. Ele concorreu com os filmes O Beco do Pesadelo; Não Olhe para Cima; Duna; Doraibu mai kā; Belfast; Licorice Pizza; Ataque dos Cães; Amor, Sublime Amor; King Richard: Criando Campeãs

No Ritmo do Coração que é um remake americano do frânces Família Bélier de 2014. O filme feito em conjunto com a Apple TV+, foi roterizado e dirigido por Sian Heder. O longa conta a história de Ruby (Emilia Jones) uma adolescente que tem uma família composta somente por surdos e apenas ela é capaz de ouvir. CODA, que é o nome original, é a abreviação de Children of Deaf Adults traduzido para crianças de adultos surdos.

Emilia Jones exigiu que os atores que fossem representar indivíduos com deficiências auditivas, tivessem experiência no assunto. “Não poderia ser feito de outro jeito”, “CODA é um forte exemplo de representatividade feita corretamente. Esses personagens não são somente definidos por serem surdos, esse filme é sobre dinâmica familiar, e eu amo que a Sian [Heder, a diretora] tenha aberto essa porta e cruzado a barreira. Somente atores surdos poderiam ter feito justo a esses papéis.” diz Jones por uma conferência de Zoom, onde ela promoveu o filme.

Sian Heder teve que fazer o roteiro e depois traduzir pra ASL (Língua dos Sinais Americana), “A jornada de realmente estar aprendendo a língua para escrever e dirigir o filme, e aprendendo possivelmente a linguagem mais cinemática da existência, foi uma experiência muito esclarecedora como artista” disse ela em entrevista com a AV Club.

O longa além de Melhor filme foi premiado com a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado também levou o de Melhor Ator Coadjuvante para o Troy Kotsur. Como resultado ele foi o primeiro ator surdo ganhar um Oscar.

Reprodução: Oscar

“Meu pai, ele foi o melhor signatário da nossa família. Mas ele sofreu um acidente de carro e ficou paralisado do pescoço para baixo e não conseguiu assinar”, disse ele durante seu discurso. “Pai, eu aprendi muito com você, e eu sempre vou te amar. Você é meu herói.”. No final Troy dedica seu prêmio às comunidades surdas, CODA e deficientes.

“Escrever e fazer esse filme foi um desafio vital como artista e como ser humano. Quero agradecer a todos os meus colaboradores da comunidade surda, da comunidade ‘CODA’, por serem meus professores”. Disse Sian Heder logo apósm receber a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado, assim também se tornou a primeira mulher a consegui-lo depois de 16 anos.

Além disso, em seguida da premiação No Ritmo do Coração terá retorno as telas brasileiras. De acordo com a distribuidora Diamond Films, o filme estará de volta a cartaz em 80 salas pelo país, pode ser assistido nas principais cidades de todas as regiões.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest Articles

pt_BRPortuguese