fbpx
17 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

PAIS DEVEM FICAR ATENTOS COM A MOCHILA ESCOLAR INFANTIL

Mochila escolar infantil faz parte da lista de material básica de toda criança. No período de volta às aulas, pais e filhos começam o processo de escolha da mochila. Levando em consideração diferentes fatores na definição de qual é o melhor modelo: conforto, resistência, beleza, ergonomia e o gosto pessoal. Entretanto, o erro de muitos pais está no abandono dos cuidados depois que a mochila escolar infantil já foi comprada.

Diferente do que se imagina, a atenção maior à mochila e o uso é exatamente durante o dia a dia. Isso porque o peso da mochila e a postura que a criança possui na hora de carregá-la. É o que pode causar desconforto ou até mesmo problemas mais sérios de postura. Geralmente, a criança vai para a escola todos os dias. Cadernos, lancheiras, materiais pequenos e às vezes até peças de roupa vão para dentro da mochila e formam uma bagagem.

Por ser uma atividade comum também dos adultos, alguns deles até acham “bonito” ver a criança ter sua própria mochila incluída na rotina. Mas o grande perigo está, principalmente, no fato da criança ainda estar em desenvolvimento. Mesmo em adultos, mochilas muito pesadas vão causar dores na coluna, desconforto e até mesmo irritações oriundas da má postura. Nos pequenos, as consequências são parecidas, porém com o agravante da fragilidade.

Pediatras e fisioterapeutas são categóricos: os pais devem supervisionar para que não haja complicações. O peso é o principal vilão, mas não é o único. A própria posição da mochila já pode prejudicar a postura. Mochila muito baixa ou ainda carregada em apenas um dos ombros são algumas das práticas mais comuns e que devem ser completamente evitadas.

A parte de carregar nos dois ombros é visivelmente fácil. A questão da altura também não é difícil, mas muitos desconhecem. Grande parte das mochilas de alças possui, além das alças que vão nos ombros, há uma terceira que fica na base da mochila e vai amarrada na cintura. Essa alça é o segredo. Depois de posta a mochila, esta deve ser amarrada na fronte da criança e deve ficar exatamente na altura da cintura. Ela é o medidor para que a parte de trás da mochila, nas costas da criança, também obedeça este limite.

Mas não são apenas essas mochilas que podem prejudicar a postura. A mochilas de rodinha também devem receber a atenção. O peso é o principal vilão, mas é possível orientar os pequenos para que revezem o lado que carregam.

Se os pais puderem reparar no trajeto que as crianças fazem, evitar desníveis e solos acidentados pode evitar esforços desnecessários, ainda que esporádicos.

Juntando apenas essas orientações, já é possível garantir, pelo menos, que a mochila escolar infantil não prejudique a postura dos pequenos.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest Articles

pt_BRPortuguese