Com a quarentena a as notícias sobre o Novo Coronavirus, muitas pessoas estão sofrendo com ansiedade, e com isto a compulsão alimentar está cada vez mais evidente, afinal a ansiedade e o estresse estão relacionados a esta doença.
Como identificar que estamos desenvolvendo uma compulsão alimentar?
De acordo com a nutricionista Andrea Marim, um indicio é quando o consumo de alimentos ocorre com ansiedade e sem controle.
A compulsão alimentar não permite que se tenha a sensação de saciedade. Individuos com compulsão comem grandes quantidades em pouco tempo. A pessoa o controle durante o período de compulsão, o que gera diversos problemas como baixa imunidade, hipertensão, diabetes.
Para se prevenir da compulsão, Andrea separou algumas dicas:
A especialista salienta que dormir bem é fundamental, pois a baixa qualidade do sono pode estar associada ao desenvolvimento da compulsão alimentar.
Outra dica muito importante é não tenha em casa suas guloseimas favoritas, já que é muito mais difícil se controlar quando se tem acesso fácil.
Aumente o consumo de frutas, pois estes alimentos são fontes de antioxidantes. É possível congelar as frutas e bater com água (sorbet) ou bater com iogurte.
Chocolate meio amargo pode ser um ótimo aliado. Inclusive o chocolate pode ser consumido com alguma fruta.
Evite o consumo de ultra processados e industrializados ricos em açúcar, gordura trans e saturadas. Este tipo de alimento prejudica a nossa energia.
Não restrinja demais a sua alimentação, todo excesso é prejudicial.