fbpx
30.4 C
São Paulo
domingo, abril 28, 2024
spot_img

Seletividade Alimentar no Autismo

A seletividade Alimentar é um distúrbio que se caracteriza pela rejeição de diversos alimentos , ficando uma dieta restrita em até  30 alimentos .Em geral , carboidratos , alimentos ricos em açúcar e os industrializado.A criança manifesta a triade :recusa alimentar , pouco apetite e desinteresse pelo alimento . A causa pode ser multifatorial, envolve fatores comportamentais, sensoriais, orgânicos, genéticos,   motores orais, nutricionais, entre outros.

Cerca de  46 a 89% das crianças no espectro apresentam alguma outra dificuldade alimentar, sendo a seletividade alimentar a desordem mais frequente em crianças autistas. (LEDFORD & GAST, 2006; BANDINI et al, 2010, BERRY, 2015). Também corresponde a um comportamento alimentar onde se tem como principal característica a exclusão de uma variedade de alimentos, devido a suas características sensoriais, inflexibilidade de pensamento e padrões comportamentais (GAMA, et al, 2020)

As alterações nas percepções sensoriais  é um dos fatores principais para a seletividade alimentar, resultando em aversão a certas texturas, cores, sabores, odores, temperaturas e consistências dos alimentos. Observamos comportamento de rigidez associado e repetição marcante no cardápio de consumo da criança  que remetem ao alimento de conforto da criança comumente é a “mamadeira” .Caracterizada principalmente pelo baixo consumo de frutas e hortaliças, levando as carências nutricionais e suas consequências (MILANE, BORTOZOLO, PILATTI, 2022).

O tratamento da seletividade alimentar é interdisciplinar e multiprofissional, pois devem ser tratadas todas as causas de bases da seletividade.A equipe profissional deve ser composta por: médico neurologista e gastroenterologista, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.

O tratamento da seletividade alimentar é de extrema importância, uma vez que, melhora o quadro nutricional, amplia o repertório alimentar e de habilidade relacionadas ao comer. Promovendo melhora do contexto social, e possibilita à criança e à família novas experiências, conforto e paz na hora das refeições.

Clinica Florence -Equipe de Nutrição

Dra Fernanda Hilário Cabrerisso CRN-3 13661

Dra Léia dos Santos Costa Lopes- CRN 77492/P

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest Articles

pt_BRPortuguese