fbpx
20.2 C
São Paulo
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img

Os multibenefícios da dieta funcional

Feita por famosas como: Eliana, Fernanda Souza e Carol Castro, que inclusive emagreceu 5 kg, a dieta funcional consiste em um combo para o corpo e a saúde. É basicamente fazer com que o organismo reaja melhor aos alimentos, auxiliando o emagrecimento e a prevenção de doenças.

Aliadas aos exercícios físicos, se tornam uma das melhores formas para emagrecer, como explica a nutricionista funcional Catarina Stocco: “Quando acrescentamos atividades físicas, potencializamos os benefícios na melhora hormonal, neural e metabólica, assim como um maior resultado na queima de gordura”.

Ainda de acordo com a especialista, essa dieta, consiste em substituir os alimentos que em nada ajudam o organismo para as opções funcionais, ou seja, que auxiliam o funcionamento intestinal, a queima de gorduras e a eliminação das toxinas. Com isso, o metabolismo vai trabalhar funcionando adequadamente dando mais energia.

Já as dietas consideradas radicais: “Podem não oferecer os nutrientes necessários para o corpo trabalhar corretamente, tendo como consequências a compulsão alimentar, cansaço, falta de memória, estresse entre outros problemas”, adverte a nutricionista.

O cardápio da dieta funcional é variado e os alimentos são encontrados facilmente. Deve-se priorizar os que são ricos em proteínas como: peixes, carnes magras e ovos, essenciais na dieta. Mas também as fontes de gorduras boas como: o abacate, azeite, sementes, castanhas, nozes, amêndoas e gordura do coco.

Já entre as fontes de carboidratos que não podem faltar para manter a disposição, estão alimentos integrais como: feijões, farinhas integrais, aveia, linhaça, quinoa, chia, arroz integral e pães integrais, essenciais para completar a dieta.

E se você quer obter os resultados da dieta de forma mais rápida e eficaz, o ideal é desintoxicar o corpo com alimentos inflamatórios: carnes vermelhas, glúten, leites e derivados. E adotar uma dieta a base de frutas, verduras, sucos detox, para desintoxicar por um período curto e depois incluir outros alimentos saudáveis sucessivamente até chegar ao equilíbrio.

Na dieta funcional não entram alimentos que têm ação inflamatória e intoxicante como alimentos processados, farinhas brancas, embutidos, açucares brancos, excesso de gorduras saturadas e alimento com corantes.

“Além disso, a dieta trabalha na regulação, no equilíbrio do PH sanguíneo, na limpeza do fígado e na reposição de bactérias benéficas para o intestino que quando em equilíbrio melhora todo o nosso corpo evitando doenças”, conclui Catarina.

Os benefícios da dieta são muitos, mas assim como qualquer outra, deve haver sempre a supervisão de um profissional de nutrição para melhores resultados e, também, para não correr o risco de procedê-la de maneira errada.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Latest Articles

pt_BRPortuguese